"Os imigrantes são a grande esperança das cidades"

Panorama da baixa de Toronto, cidade de imigrantes.
Foto: Rita Marques

Chama-se Manuel Delgado, antropólogo, catalão, e dono de uma visão sobre as cidades que não comunga com a maioria das ideias politicamente correctas, nomeadamente que as cidades ocidentais dependem dos imigrantes para não definharem. Vale a pena ler esta entrevista ao diário argentino "Página/12".
Citação: "Não existe uma planificação profunda das cidades, apenas da sua imagem, que tem como único destinatário os guias turísticos e os livros de grande arquitectura. As cidades estão construídas para serem fotografadas e não para serem habitadas. Qualquer pessoa que esteja contra essa vontade de ver um espaço pacificado, sossegado e previsível, qualquer pessoa que não esteja em condições de contribuir para essa paisagem, passará automaticamente a ser digna de exclusão."
Citação: "Os imigrantes são um factor de reabilitação extraordinário; estão a fazer reviver bairros inteiros que estavam em processo de degradação, embora a opinião publica maioritária se empenhe em convencer-nos que os imigrantes deterioram os bairros."
Citação: "Pois claro que há problemas, mas não os haveria se não estivessem os imigrantes? Estes problemas entre aspas são uma quota que vale a pena pagar porque o futuro das cidades depende dos imigrantes, gostemos ou não. Eu adoro, mas há gente que considera isso problemático."

Sem comentários: